Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Artigos

06/09 -

Edward Snowden – Traidor ou Herói?

Edward Snowden – Traidor ou Herói?

Resenha crítica do documentário Citizenfour


Citizenfour é um documentário dirigido por Laura Poitras delineando e documentando o escândalo de espionagem pela NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA), revelando como aconteceram os encontros com Edward Snowden antes e depois de sua identidade ser revelada ao público. As denúncias de como os EUA e outras potências violaram (ou ainda violam?) princípios fundamentais da democracia e do direito, abalaram relações diplomáticas e transformaram o modo como os cidadãos enxergam seus governos. A produção "Citizenfour", proporciona um retrato íntimo de Snowden escondido em um hotel de Hong Kong enquanto divulga as ações da NSA e, em seguida, traça a sua busca por asilo.

Em março de 2012, Keith Alexander (Diretor da NSA) apresentou-se sob juramento ao Congresso norte-americano. O general de forma contundente respondeu com uma negativa curta e incisiva, de que a NSA não colhia dados do povo americano. O chefe do comando cibernético desde o governo Bush, declarou que “As informações são incorretas e seria ilegal a interceptação desses dados pela NSA” (EBC, 2013). A suspeita era antiga, mas ainda hoje soa com uma dúvida, pois a espionagem suprime completamente o direito à privacidade das comunicações na internet.

Com uma visão pessoal, entendo que os ataques de “11 de setembro” nos EUA, estão diretamente relacionados a expansão da rede de vigilância virtual. A sensação de insegurança estabelecida motivou a falta de debate, pondo em prática medidas urgentes e executadas de forma irrestrita, movidas pelo nacionalismo e justificadas em nome da segurança.

No dia do lançamento do documentário, o jornalista Glenn Greenwald publicou um artigo (The Intercept, 2014) destacando Edward Snowden como um ser humano normal morando com sua namorada, que desafiou o governo mais poderoso do mundo e mostrou para muitos possíveis informantes que o medo não deve abater princípios éticos e morais. Por meio do documentário, é evidente um posicionamento que defende tais princípios, considerando Snowden um “delator” e não como um traidor de seu país, que desestabilizou o sistema de segurança dos EUA.

Acredito que esta revelação do abuso de poder, foi fundamental para a mudança de conceitos de que a internet é um ambiente seguro e livre. Por meio de um libertário revolucionário, que por seu ato de mártir iniciou um processo de mudança na forma como encaramos a privacidade. Muitas ações precisam ser discutidas, mas com certeza, a privacidade é um fator primordial. A coragem de Snowden ter ido frente as câmeras fazer tais revelações, evidencia a necessidade de um debate sobre os limites entre direitos civis e segurança.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

EBC. Diretor da NSA nega acesso de dados do Google e do Yahoo. Disponível em: www.ebc.com.br/noticias/internacional/2013/10/diretor-da-nsa-nega-acesso-de-dados-do-google-e-do-yahoo. Acesso em: 08 de abril de 2016.

The Intercept. Edward Snowden’s Girlfriend, Lindsay Mills, Moved to Moscow to Live with Him. Disponível em: https://theintercept.com/2014/10/10/narrative-destroyed-edward-snowdens-girlfriend-lindsay-mills-moved-moscow-live. Acesso em: 08 de abril de 2016.

 

______________________________________

Maurício Junkes
Núcleo de Profissionais e Gestores de TI

ntisc.com.br
facebook.com/nticriciuma
linkedin.com/in/nticriciuma

Gostou do artigo? 
Sugestão, dúvida, elogio ou reclamação? 
Você gostaria de divulgar seu artigo no NTI?
Entre em contato conosco: comunicacao@ntisc.com.br
______________________________________