Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias e Eventos

28/10 -

Advogado palestra sobre desafios e ameaças no ambiente digital

O Núcleo de Profissionais e Gestores de Tecnologia da Informação (NTI), patrocinado por: Faculdades Esucri e apoiado pela Comissão de Direito Digital da OAB Criciúma e da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), realizou na noite dessa quarta-feira, dia 26, a palestra Direito Digital – Oportunidades e Ameaças da Era Digital. O palestrante convidado foi Leandro Bissoli, sócio-diretor do escritório Patricia Peck Pinheiro Advogados, um dos mais renomados do país e referência em direito digital.

Bissoli abordou os desafios e as ameaças que existem no ambiente digital e em especial da tecnologia da informação tanto para pessoa física usuária da internet quanto para os profissionais que atuam neste segmento. De acordo com o advogado, quando se trata direito digital é preciso trabalhar com três pilares.

“Um dos pilares deve estar ligado a infraestrutura, ou seja, ao uso de uma tecnologia para te apoiar em caso de ataque ou de uso indevido. Outro de governança focado nas políticas e normas, portanto, nas regras que a empresa tem que ter ao implementar ou ao disponibilizar um recurso com artigo de tecnologia para o colaborador. E o último e mais importante é o cultural, trabalhar na cultura de segurança”, destaca.

Na avaliação do presidente do NTI, Diego Bittencourt, ainda falta muita informação sobre o assunto na região. “Por isso o interesse de trazer referências nacionais para dar mais ênfase ao tema. É a nossa função enquanto núcleo aproximar estes profissionais da nossa região”.

Os assuntos tratados no evento foram: a mudança da sociedade digital; o que é direito digital e qual o seu impacto nas empresas e instituições; principais institutos do direito digital; privacidade; crimes eletrônicos e o preparo de guarda de evidências; impactos da alteração do artigo sexto da CLT; impactos do marco civil na internet; aspectos legais – redes sociais e clound computing; análise de casos, jurisprudência e legislação e tendências.