Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página

Notícias e Eventos

14/12 -

Entenda a importância de usar ferramenta de gestão de projetos e timesheet

O desafio da maior parte dos gestores é o acompanhamento do desenvolvimento e entrega de projetos. Muitos ainda se organizam através de pastas e planilhas que são separadas por projetos. Apesar de esse sistema funcionar, ele é extremamente trabalhoso e muito pouco ágil. Para sanar essa preocupação, existem hoje no mercado ferramentas de gestão de projetos e timesheet que funcionam de forma segura e eficaz.

Abaixo você poderá conferir a importância de adotar essas ferramentas na sua empresa.

Acesso compartilhado

A primeira vantagem que podemos apontar a respeito da adoção das ferramentas gerenciamento de projetos e timesheet é o compartilhamento das informações, pois com esse sistema é possível que todos os integrantes da equipe possam acessar os dados de andamento e execução do trabalho.

É muito importante que todos os integrantes possam ter acesso ao status de andamento do projeto e inserir as atualizações de produtividade diretamente no painel de controle. O acesso a essas informações motiva a equipe, pois o progresso do trabalho passa a ser visível.

Dessa forma, os processos passam a ser desenvolvidos de forma mais colaborativa e todos compreendem as interações, seu papel e desempenho em todas as etapas do projeto.

Gerenciar vários projetos ao mesmo tempo

Geralmente, um gestor é responsável pelo acompanhamento de vários projetos ao mesmo tempo e as ferramentas das quais estamos falando estão aí para ajudar que este trabalho seja feito da forma menos custosa e mais eficiente.

Através da plataforma de um sistema de gerenciamento é possível saber quais processos são mais urgentes, o que é prioritário, além de proporcionar um panorama de quais projetos necessitam de mais atenção ou investimentos e quais colaboradores estão tendo dificuldades em desenvolver determinadas etapas. Ou seja, é possível ter todas as informações disponíveis de forma padronizada e em um único lugar.

Economia para a empresa

Através da adoção desses métodos de gestão é possível reduzir os custos desnecessários sem perder a qualidade do trabalho, pois pode-se identificar exatamente onde estão sendo empregados recursos desnecessários.

É preciso lembrar que o tempo que cada integrante da equipe está tendo um custo para a empresa, por isso é importante saber exatamente em que processo está sendo gasta a maior parte do tempo.

Além disso, com a agilidade nos processos de gestão, os gestores podem se dedicar a outras atividades. Por meio do timesheet é possível monitorar a produtividade dos colaboradores, que tende a ser maior, além de evitar atrasos e retrabalhos.

Comunicação mais eficiente

Através dessas tecnologias, a comunicação entre os participantes de um mesmo projeto torna-se mais eficiente e confiável. Nos sistemas de gerenciamento, as informações estão protegidas dentro da plataforma e todas as comunicações também, garantindo assim a segurança de todos os dados do projeto.

Monitoramento da produtividade

Para saber se sua equipe e sua empresa estão sendo produtivas, é preciso ter dados concretos e indicadores para que essa análise possa ser feita. Através da integração do apontamento de horas e trabalhos com o gerenciamento de projetos é possível obter indicadores de produtividade fidedignos para avaliação de resultados.

Na execução de um projeto de TI o recurso mais utilizado é a mão de obra de seus funcionários e esses indicadores ajudarão a identificar quais são os que têm maior produtividade e quais trabalhos consomem maior número de horas.

A adoção das ferramentas de gestão de projetos e timesheet trará uma série de benefícios à sua empresa. E você já trabalha com essas ferramentas? Quer contar pra gente sua experiência ou deixar suas sugestões? Deixe o seu comentário!